BellaQuinta Cabernet Sauvignon Reserva 2008

Junho 3, 2013 Harmonização  One comment

2013-04-13 17.53.44Caros amigos,

É com muito prazer que anunciamos a chegada do Cabernet Sauvignon Reserva Safra 2008, ainda sem rótulo. Se mostra como um dos melhores vinhos por nós já produzido.
Comparável ao da safra 2005, vinho que ficou 8 meses em barrica e 2 anos na garrafa, preserva a elegância dos taninos e aromas típicos do varietal, tais como notas herbais (eucalipto, hortelã), especiadas (rapé, pimenta preta em pó), tostado e baunilha, marcas dos vinhos Bella Quinta.

Nas primeiras análises temos:

– Índice de polifenóis totais: 60
São os polifenóis responsáveis pela cor, corpo e adstringência dos vinhos. Determinam as principais diferenças existentes entre os vinhos tintos e brancos, pela presença ou ausência de antocianinas e pelo maior ou menor conteúdo de taninos. Assim, os compostos fenólicos assumem fundamental importância sobre as características de identidade e qualidade dos vinhos.
– Teor alcoólico (natural, sem chaptalização): 13,7% vol
A chaptalização é uma prática enológica que visa suplementar com açúcar de outras origens a eventual deficiência de maturação das uvas. Neste caso a uva atingiu elevado nível de maturação, proporcionando uvas completamente maduras e elevado teor glucométrico, dispensando qualquer adição de açúcar exógeno.
– Extrato seco: 34,4 g/L
O teor de extrato seco dá a medida do conteúdo em sólidos solúveis existentes no vinho. Reflete quantitativamente o corpo do vinho e a intensidade de seu sabor. O elevado índice alcançado por este vinho é resultado do avançado nível de maturação e concentração alcançado pela uva, que exigiu aproximadamente 2 quilos de uva para cada litro de vinho produzido.

Análises Enológicas: Valter Marzarotto
Sensoriais:  Gustavo Borges

One comment to BellaQuinta Cabernet Sauvignon Reserva 2008

  • Gabriela says:

    Este vinho deve estar maravilhoso!!!

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>